A zulk, parte 13: O motivo do sucesso

A zulk, parte 13: O motivo do sucesso

A zulk, parte 13: O motivo do sucesso

4
0

É muito importante estar no lugar certo, na hora certa. Mas, o principal, é saber enxergar e aproveitar isso com todas as suas forças, pois poderá não se repetir. Para isso, você tem que estar preparado e alerta sempre! Por isso, não deixe pra amanhã quando você pode se preparar, treinar e estudar hoje pois, justamente o amanhã poderá ser a sua grande chance e você tem que estar preparado para agarra-la!

Certa vez, antes da minha transformação completa (eu ainda era uma pessoa normal), cheguei a pensar que eu nunca iria ter sucesso como fotógrafo, pois já existiam vários profissionais renomados na cidade, com mais de 20 anos de experiência e já conhecidos por toda a sociedade, o que dificultaria mais ainda a minha ascensão. Eu pensava: como é que alguém vai saber que eu existo? Porque alguém vai me contratar se existem tantos outros profissionais com o nome mais forte que o meu? É lógico que esse é um super pensamento de tolo e até me envergonho de já ter pensado assim um dia pois todo mundo sabe que, na história, nunca existiu um rei ou império que durasse para sempre. Tudo tem seu apogeu e seu fim. Além do mais, nunca devemos viver tentando ser melhor que os outros ou viver em função dos outros, mas sim tentar superar a si mesmo cada dia, cada vez mais. Acho que essa é a receita para se passar muito tempo no topo: conseguir manter-se ganhando de si mesmo o máximo de tempo possível. Tamanho não é documento e idade também não.

Por sorte, esse pensamento me incomodou pouquíssimo pois, sem querer e sem saber, eu fiz exatamente a coisa certa (fora esse pensamento que tive pouquíssimas vezes na vida). Eu nunca fiquei olhando para os outros, me comparando e nem gastando minha energia com eles! Sempre quis ser melhor que eu mesmo e sempre lutei por isso. Só olhava para os outros em busca de alguma inspiração e copiei, adaptei e reeditei tudo de bom que vi nas pessoas.

A inveja é o maior atraso do mundo!

Antes mesmo da zulk se consolidar como um estilo próprio, eu já chamava a atenção de todo mundo que se deliciava com minha arte, talvez por ser novidade (praticamente fui o primeiro fotógrafo da minha região inteiramente digital e que trabalhava muito na pós produção) e também pelo fato de eu sempre estar exatamente no lugar certo, na hora certa e aproveitar tudo da melhor maneira, o que contribuiu cada vez mais para eu me voltar para mim mesmo.

Enquanto a maioria das pessoas do mundo estão aprendendo vários conhecimentos apenas localmente com professores presenciais e sendo influenciados (reproduzindo) sempre pelo mesmo estilo, eu estava em outro nível, usando a internet para o que ela nasceu, estreitar as distâncias e trocar experiências das mais variadas possíveis com inúmeras culturas diferentes. Isso produziu em mim um conhecimento muito eclético, globalizado e dinâmico. Essa, eu acho, foi uma diferença essencial entre mim e os colegas da minha região que, em sua maioria, se restringiram a ficar apenas com o conhecimento e cultura local, que por sinal é muito pobre. Nunca me limitei ao pensamento  nem cultura locais, sempre quis e busquei muito mais e hoje não acredito que o que quero pode não dar certo, pois sempre vai dar, de uma forma ou de outra. Para mim só existe sempre uma opcão: dar certo.

A zulk criou algo novo e original e hoje em dia isso é muito importante. Uma técnica sem pré-conceitos estabelecidos, uma arte livre e tão perfeitinha que, às vezes, penso que ela já nasceu pronta e eu apenas a descobri. Às vezes, comparo com uma música que encaixa seus versos com a melodia e a história tão bem que parece que já nasceu assim, nem parece ter sido inventada por alguém.

Eu sempre me inspirei na apple (hoje a maior empresa de todos os tempo, com um valor de mercado de mais de 600 bilhões de dollares e está cotada a ser a primeira a valer 1 trilhão de dolares na história) que desenvolveu todo um ecosistema que se encaixa perfeitamente e, por isso, ficou tão forte. Eles produzem tudo. Steve Jobs resolveu vender músicas na net, no auge da falência das gravadoras por conta da pirataria na net, mas, para isso, ele fez seu próprio reprodutor de músicas e seu primeiro grande sucesso, o ipod (que foi copiado por todos como um mp3). Depois, resolveu vender filmes e o ipod ganhou a função de reproduzir video. Depois entrou no ramo de celular e computação móvel com o iphone. E, por fim, criou uma nova lacuna que ninguém sabia que existia, com o ipad. E hoje domina sozinho o mundo da tecnologia, com seus macs e seus super programas.

O sucesso da apple vem do fato de criarem todo o seu próprio mundo e também criarem o desejo e a sua solução nele. Nenhuma outra empresa de tecnologia conseguiu fazer isso, pois cada uma estava focada apenas em um ponto, ou em construir máquinas, ou softwares para rodar em outras máquinas. A apple, além de fazer a máquina e o software, fez mutio mais e saiu do ramo apenas de computação para entrar no ramo de estilo de vida. Hoje, seu objetivo é criar soluções para faciliar nossa vida em todos os aspectos.

“Quem faz de tudo um pouco não faz nada que preste!”
“Não tente abraçar o mundo com as pernas!”

Esses são dois grandes ditados populares que regem o mundo e funcionam 90% das vezes. Mas a Apple e a Zulk fazem parte dos 10% que não seguem de forma alguma esses conceitos e provam que é possível sim fazer tudo e fazer perfeito!

A zulk segue essa mesma idéia da apple e tenta aplicar esses conceitos. Por enquanto, apenas no mundo da fotografia mas, em breve, iremos explorar novas áreas. Assim, criamos todo um ecosistema necessário para suprir todas as demandas que existem no meio e até criar outras. Hoje a zulk é uma das únicas empresas no brasil que realiza com extrema perfeição praticamente tudo que um fotógrafo ou cliente final precisa. Para o cliente final temos a técnica e o estilo zulk de fotografar, que é produzido com as melhores câmeras do mundo. Além disso, a zulk é especialista em pós-produção e manipulação de imagens (afinal essa foi minha primeira grande paixão).

Dando sequência, hoje a zulk tem as duas tecnologias de impressão mais avançadas da atualidade, muito superior, em termos de durabilidade e fidelidade de cores, à revelação quimica que 90% dos fotógrafos do brasil ainda usam. E, para completar, criamos nossa própria marca de encadernações, a zulkbook, onde fabricamos livros fotográficos únicos. Paralelo a isso, a zulk é uma das poucas empresas do Brasil especializadas em trabalhar com grandes impressões de alta qualidade para exposições de arte e papeis fine-arte, livres de ácidos, em algodão ou tecido. Para complementar, trabalhamos com aplicação de fotografia em madeira, com processos de proteção e armazenamento para a fotografia (aplicação de verniz, laminação líquida e laminação de bopp) e criação de caixas de fotos artesanais (os zulkbox’s).

E, como se não bastasse, ainda temos uma das maiores escolas de fotografia do país (acho que a única do nordeste com tantas especialidades), onde ensinamos praticamente tudo que sabemos. São mais de 20 cursos de especialização, muitos deles inéditos no Brasil, que passeam pela área da fotografia em si, administração, empreendedorismo, direito, informática e até cursos sobre a própria apple e o manuseio dos seus equipamentos, tudo voltado para quem trabalha com e para quem ama fotografia.

Com tudo isso a Zulk se tornou muito mais que um simples estúdio fotográfico ou laboratório, ou até mesmo uma encadernadora de livro. Ela hoje se consolida como um centro de serviços altamente especializados, onde a qualidade e originalidade são postas em primeiro lugar. É uma verdadeira grife, sinônimo do que há de melhor na área! Deu muito trabalho mais conseguimos!

(4)

Deixe um Comentario

Jean Paulo Jean Paulo, um autodidata, um eterno apaixonado por tecnologia, tem na base de sua formação a psicologia de onde misturou com a fotografia, e diversas outros conhecimentos técnicos, como designer, empreendedorismo, administração, arte, teorias da aprendizagem, marketing digital e de tudo isso criou a Zulk. Hoje, alem de tudo, dedica a maior parte de sua vida a estudar filosofia, e a treinar outras pessoas pra atingir o sucesso.